Melhorias em ruas predominam na Ouvidoria da prefeitura de Santa Maria

Jaqueline Silveira

Em entrevista ao programa F5, da CDN, nesta segunda-feira (17), a controladora e auditora-geral da prefeitura de Santa Maria, Carolina Lisowski, falou sobre as principais queixas registradas pela Ouvidoria. Ela afirmou que, muitas vezes, o órgão recebe demandas que não geram, ainda, uma reclamação. “Às vezes, a Ouvidoria acaba não sendo só o vínculo com a reclamação, acaba sendo uma espécie de um canal para solicitar os serviços. Por exemplo: de reposição de luz no poste”, acrescentou ela.

Como há canais específicos para o cidadão solicitar serviço, explica Carolina, quando a Ouvidoria recebe esse tipo de pedido, a reivindicação é direcionada às secretarias de competência de cada demanda. “Na verdade, a Ouvidoria deveria entrar em ação caso esse canal não atendesse”, esclareceu a controladora-geral, que também é secretária interina de Administração e Gestão de Pessoas.

Sobre as reclamações para o órgão, ela citou que a maioria, atualmente, envolve infraestrutura, como asfaltamento e manutenção de ruas, revisão de buracos, além de atendimento na área de saúde. “A malha viária é uma das questões recorrentes na Ouvidoria. Há dúvidas sobre o atendimento na saúde, mas não é mais a saúde o top 1”, destacou Carolina, sobre o assunto que já liderou o ranking de queixas. Ela ressaltou, ainda, que a Ouvidoria também é um canal para sugestões e elogios.

Concurso público

Como secretaria interina da Administração e Gestão de Pessoas, Carolina falou sobre o trabalho na pasta. Como a prefeitura atingiu o limite prudencial, que é de 51,3%, recomendado com gastos de pessoal pela Lei de Responsabilidade Fiscal, haverá um cuidado com as contratações. A prefeitura alcançou o índice de 53,71%, que é quase o teto máximo: 54%. “As nomeações, a partir deste ano, passam a ser pontuais, especialmente na vacância de servidores, seja por aposentadoria ou exoneração. A não ser em casos que a legislação autorize, que são educação, saúde e segurança”, afirmou Carolina.

Sobre concurso público, de acordo com Carolina, a prefeitura tem um banco de cadastro reserva válido até agosto da última seleção realizada. Contudo, há “perspectiva para um novo concurso público até o final do ano” com cargos a serem definidos. “A gente vai ter um concurso mais abrangente e que não foi atingido pelo último concurso”, concluiu a secretária.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sacyr Construções tem 324 vagas abertas para novas equipes de trabalho na RSC-287 Anterior

Sacyr Construções tem 324 vagas abertas para novas equipes de trabalho na RSC-287

“Fizeram história”, diz ídolo colorado Guiñazú sobre evento de pádel em Santa Maria Próximo

“Fizeram história”, diz ídolo colorado Guiñazú sobre evento de pádel em Santa Maria

Geral